quarta-feira, 24 de julho de 2019

Restos de um serviço de porcelana da Vista Alegre (1852-1869)

Desde que herdei da minha avó paterna uma meia dúzia de peças da Vista Alegre, fiquei fascinado com as delicadas decorações florais tão típicas da produção daquela casa ao longo do século XIX e não parei então de as coleccionar. Claro, como a minha casa é muito pequena, não posso comprar serviços inteiros. Limito-me a adquirir um bule aqui, uma chávena acolá depois uns anos mais tarde um prato de bolo, o que talvez seja uma tolice, pois um dia que precise de vender, um serviço inteiro terá muito mais valor comercial, do que uma dúzia e meia de peças desirmanadas. Mas como sou um mero coleccionador sentimental, acabo por ser um bocadinho errático nas minhas escolhas. 
Há pouco tempo comprei por um preço irrecusável um prato raso da Vista Alegre, com uma decoração floral e uns motivos dourados muito bonitos e quando cheguei a casa, descobri que já tinha uma chávena e uma leiteirinha do mesmo padrão. Estas duas últimas peças não estão marcadas e quando escrevi sobre elas em Outubro e Setembro de 2011, embora me parecessem da Vista Alegre, não deixei de colocar a hipótese de serem porcelana francesa, já que a fábrica de Ílhavo seguiu muito de perto das modas da porcelana feita na cidade de Paris.
Marca 14 da Vista Alegre (1852-1869)
Mas, com a compra deste prato, que está marcado tirei as dúvidas e as três peças que hoje apresento em conjunto são indiscutivelmente da Vista Alegre. O prato ostenta a marca nº 14, feita a punção usada entre 1852-1869 e assim sendo a chávena, a leiteira e o prato raso são até mais antigas do que pensava em 2011. Na época, tinha o palpite que fossem do 4º período da Vista Alegre, 1870-1880 e afinal foram produzidas entre 1852-1869.
Lista de marcas da Vista Alegre https://vistaalegre.com/catalog/evolucaomarca.pdf
 
Este resto de um antigo serviço de Chá não tem grande valor comercial, mas quem poderá resistir ao charme da sua delicada decoração floral?
 
 
  

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Cara Louca por Porcelana

      Muito obrigado pelo seu comentário e bem vinda ao meu blog. A produção da Vista Alegre do século XIX é delicada e sem afectação. tenho uma grande paixão pelas peças deste período.

      Já fui espreitar o seu blog.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Estes delicados desenhos que se devem ter inspirado nos da porcelana francesa, e não só, produzida nos séculos XVIII e XIX, são tão bonitos que é difícil não adquirir as peças correspondentes, quanto mais não seja pela sua elegância e beleza.
    Ainda que o serviço não esteja completo e não seja, por isso, tão valioso, torna-se, de qualquer forma, numa mais valia que merece ornamentar um armário louceiro.
    Podes ter pouco espaço, mas creio que continua a valer a pena adquirir este tipo de peças.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Esqueci-me de acrescentar no texto que não foi só a Vista Alegre a inspirar-se na porcelana parisiense. Um pouco por toda a Europa, ao longo do século XIX, a grande fonte de inspiração foi a porcelana francesa. Contudo, não há dúvida que a Vista Alegre conseguiu produzir peças com uma certa uma certa personalidade, aliando a elegância a uma certa simplicidade.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Pois eu acho valioso no sentido de que agora vc tem um pequeno serviço individual para um chá à tarde.
    Curioso o que você falou do valor de um serviço completo ser superior ao de peças individuais, pois aqui acontece o oposto! Muitas vezes vejo vendedores on-line pulverizarem os serviços, pois ao vender peças avulsas, podem cobrar mais do que a fração de valor que teria na venda do serviço completo, e assim, no somatório final, mesmo que demore mais, conseguem mais dinheiro do que se vendessem de uma vez todo o serviço.
    abraços saudosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fábio

      É verdade, o mercado das velharias tem por vezes essas perversões e conjuntos inteiros são desmembrados e vendidos à unidade. No entanto, quando comprei a leiteira e a chávena numa casa de velharias aqui em Lisboa, tinham este serviço à venda quase completo e fiquei com pena de não o ter comprado. Enfim, vou acumulando estes restos aqui e acolá, mas que me enchem de prazer.

      Um abraço lusitano

      Eliminar
  4. São realmente peças encantadoras, Luís! Com a mais-valia de representarem uma época bem recuada da produção VA. Também são das minhas preferidaa, mas nunca encontrei nenhuma com essa marca. Parabéns meu amigo! Abraço grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade

      Que prazer voltar a vê-la por aqui. Sabe que quando estava a fotografar as peças, resolvi colocar a colherzinha de prata, lembrando-me dos seus posts. Foi de certa forma uma homenagem ao blog arte, livros e velharias.

      Também nunca tinha apanhado uma peça com uma marca destas de um período mais recuado e foi bom que me permitiu identificar as outras peças que já tinha deste padrão como inequivocamente da Vista Alegre.

      Bjos e abraços para si e para os seus!!

      Eliminar
  5. Salve Luis! Lindas peças. há dois anos no mercado de pulgas vi um lindo jogo de chá art deco Noritake. As peças eram vendidas avulsas. Consegui arrematá-lo faltando, apenas ,uma das xícaras que fora vendida a outro colecionador. Nos encanta ver essas peças avulsas, oriundas de jogos de chá, café ou jantar espalhadas nas feiras de antiguidades. Possuem uma aura de mistério. Aguçam a curiosidade e sua orfandade nos faz querer adotá-las. Um abraço de d´além mar para si. Que ele chegue até a velha e bela capital Lisboa e te encontre bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Edwin Fickel.

      Concordo consigo. Muitas vezes as nossas compras são ditadas por um acto sentimental e quando chegamos a casa tentamos imaginar qual seria o efeito do serviço completo, quem o usou e porque motivo se desfizeram dele.

      O meu amigo Manel que tem muito espaço já comprou um ou outro serviço inteiro e o efeito é espetacular.

      Muito obrigado pela sua simpática saudação e um abraço da velha capital lusitana

      Eliminar