sexta-feira, 21 de julho de 2023

Um bibelot para decorar o piano



No meu post anterior, escrevi sobre uma cobertura de um piano, que no ano de 1904, uma amiga da minha bisavó pretendia fazer, pedindo-lhe a ela e à sua irmã, através de uma carta, retalhos de vestidos para a confeccionar. Também referi que nessa época era moda cobrir os pianos e de como a minha avó Mimi ofereceu um manton de Manila à minha irmã, explicando-lhe que aqueles panos bordados e cheios de franjas eram usados para pôr em cima dos pianos. Além dessas coberturas, nos finais do século XIX e inícios do XX, na Europa e nos Estados Unidos, era também hábito dispor em cima dos pianos umas figurinhas de biscuit, representando bebés ou meninos, que nos mercados de velharias são conhecidos por pianos babies. Curiosamente há uns anos, comprei um desses piano babies no OLX e o vendedor foi precisamente um Senhor que tinha uma casa de pianos ali para São Bento, o que me levou a pensar que sem dúvida essa moda chegou a Portugal. Normalmente, estes bonequinhos de biscuit eram produzidos na Alemanha e os mais famosos pela sua qualidade de execução eram os da Gebruder Heubach, fábrica situada na Turíngia.



Como já expliquei no meu anterior post sobre um piano baby desta fábrica, a Heubach notabilizou-se pela qualidade das suas figurinhas de biscuit, mas também se dedicou à produção de bonecas para as meninas brincarem. A mestria das suas criações tinha a ver com a existência de uma escola de arte nas cercanias da fábrica, à qual a firma alemã ia buscar escultores e pintores para conceberem e pintarem cabeças de bonecas e figurinhas em biscuit, que depois de prontas revelavam expressões e sentimentos de um realismo e detalhe, que ainda hoje nos espantam.

Marca da Heubach, em relevo, com o número do molde, 10181 


O bonequinho que hoje apresento foi a minha última aquisição na Feira de Estremoz e apresenta uma marca da Heubach, em relevo, que segundo a maioria dos sites de antiquários será datada de cerca de 1915 e é assim mais recente, que a figurinha, que comprei há cerca de 7 anos e também de menores dimensões.

Faz parte de uma colecção de figurinhas mais pequenas, que no mercado norte-americano são designadas por position babies or action figures. Imagino, que o nome os produtores alemães lhes dariam, seria diferente, mas em todo o caso são umas figurinhas de bebés surpreendidos em actividade, uns estão zangados e lutam, outros, como este que apresento, fizeram um disparate e olham para nós, como que arrependidos, pedindo para não ser castigados. Talvez seja esta característica que me encanta neste boneco. Recordo-me que a minha sobrinha Isabel, o meu irmão e o meu filho faziam exactamente esta expressão, embora não tenha nenhuma fotografia que a tenha registado. Encontro aqui, moldada em biscuit qualquer coisa de muito familiar, que se perdeu no tempo, pois hoje são todos adultos e aprenderam a disfarçar ou controlar esses sentimentos mais óbvios. Talvez um dos meus futuros netos, depois de ter feito alguma malandrice, baixe a cabeça e abra muito os olhos tristonhos em direcção a mim e eu reencontre esta expressão. Até lá, vou-me deliciando com este piano baby.



6 comentários:

  1. A figura é apelativa e achei que seria uma perda para ti, e uma pena não a adquirir.
    Afinal tu gostas tanto destas peças, já possuis algumas, que esta ficaria muito bem junto das outras, para lá do facto de que tem um tamanho muito simpático.
    E o menino tem um ar de quem fez alguma, e está a fazer de conta que se arrependeu, para que o castigo não seja muito grande, ou, se possível, consiga escapar-lhe.
    Dá-me sempre vontade de rir este tipo de cara, e os prevaricadores sabem-no ... pois é um "esquema" muito comum às crianças "sonsas"... hehehe
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      É verdade. Já tínhamos visto esta figurinha à venda, mas não comprei logo, pensando que já tenho tanta coisa em casa e também estava muito suja. Parecia que alguém tinha chamuscado a figura com uma vela.

      Mas é efectivamente está marcada Heubach. Nos Estados Unidos as peças com esta marca atingem preços muito altos, embora por aqui ninguém lhes ligue muito. Se fosse um paliteiro da Vista Alegre isso sim, valia muito mais dinheiro.

      Lavei-a muito bem, consegui tirar-lhe o chamuscado e está uma graça.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Sobre a manta de retalhinhos ficaria um charme.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge

      O meu amigo Manel tem um piano em casa e até já pensei um dia fazer uma fotografias com uma destas figurinhas, para ver o efeito. Também tenho procurado fotografias antigas de interiores de cerca de 1900, para tentar encontrar o arranjo de um piano na época, com a cobertura de as figurinhas de biscuit.

      Certamente voltarei ao tema,

      Um grande abraço

      Eliminar