terça-feira, 17 de novembro de 2009

Registos de Santos II

Este martírio de Santa Felicidade é um dos meus registos preferidos. A cercadura barroca, com o anjinho a oferecer a palma de mártir e as vestes esvoaçantes das personagens, são elementos que emprestam a esta pequena gravura um movimento barroco delicioso.

Santa Felicidade foi uma das muitas mártires cristãs do século III. Esta jovem escrava cartaginesa foi feita prisioneira juntamente com a sua Senhora, uma tal Perpétua. A Felicidade estava grávida e deu à luz antes de ser morta e a infeliz Perpétua levava um filho pequeno. Enfim, foram as duas martirizadas no ano de 202 e o seu dia comemora-se a 7 de Março.





Martírio de Santa Catarina de Alexandria, MNAA



Nas minhas deambulações pelo inventário das colecções dos museus nacionais -o matriz (http://www.matriznet.imc-ip.pt) - descobri outros dois martírios, o de Santa Catarina de Alexandria e o de S. Sebastião, representados exactamente da mesma forma, que a minha pobre Santa Felicidade. À esquerda está ajoelhado o santo ou santa, prestes a ser decepado e à direita está o carrasco a brandir a espada. Fiquei com a ideia de que os pintores, desenhadores e gravadores da época tinham matrizes para representar as cenas religiosas, que eram usadas de pintura para pintura ou até mesmo de pintor para pintor. Consoante o santo a representar, alteravam os atributos, um ou outro pormenor aqui e ali e o quadro ou a gravura estavam prontos para serem entregues ao cliente.



Martírio de S. Sebastião, MNAA

2 comentários:

  1. Sou fã do S. Sebastião, do qual possuo três ou quatro registos, mas nenhum o representa a ser decapitado.
    Terá sido decapitado após o súplicio das setas?
    Ou será outro S. Sebastião? Não creio que tenham existido dois, mas nisto de santos nunca é de fiar! Eles são mais que as moscas!
    Por esta última frase estou em crer que vou direitinho para o Inferno!
    Manel

    ResponderEliminar
  2. A vantagem destes blogues é que os outros nos fazem reparar em pequenos pormenores. De facto, se reparamos bem, o Santo vai ser morto à paulada pelos seus algozes. Mesmo assim toda a cenografia é idêntica ao martírio de Santa Catarina e Santa Felicidade

    Transcrevo, a entrada que está no Matriz, para esta pintura do MNAA, inv 75 Pint
    “Trata-se de uma rara iconografia na arte portuguesa. Representa o martírio final de S. Sebastião, morto a golpes de paulada por dois algozes, a que assistem o imperador Diocleciano e um grupo de soldados. Submissamente ajoelhado e com olhos já só para a coroa e a palma que vêm do alto, o corpo do santo ostenta ainda as marcas do suplício pelas flechas, sublinhando a identidade do martirizado”

    ResponderEliminar