quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Pequeno registo com a Sagrada Família ou boas festas

O pequeno registo com a Sagrada Família que aqui apresento foi comprado em dois momentos diferentes.

Julgo que comprei primeiro a moldura na Feira-da-Ladra e destinava-se originalmente à casa de bonecas da minha filha. Contudo, o metal de que é feita tornava-a muito pesada para afixar na casinha da minha filha, de modo, que ficou armazenada numa gaveta à espera de melhores dias ou de uma utilização interessante.

Depois passado muito tempo, comprei numa casa de velharias, ali na Rua Forno do Tijolo, o registo com a Sagrada Família, que é certamente o resto de um escapulário. Julgo que em tempos terá tido um tecido, missangas e passamanes, mas só restou a gravurazinha num suporte doirado. É uma peça muito pequena, nem cinco cm de altura terá, mas é cheia de um encanto ingénuo e parece-me que será do Século XVIII, embora com estas obras de carácter popular se tenha que ter muita cautela na datação, pois parecem sempre ser mais velhas do que aquilo que realmente são. Depois, por um acaso qualquer, lembrei-me de colocar o registo na moldura e casaram tão bem, que parece que foram concebidos um para o outro.
Este registo e esta pequena história são o meu voto de boas festas a todos aqueles que tem tido paciência para me ler neste blog.

3 comentários:

  1. Luís que post tão ternurento para esta quadra natalícia.De facto a moldura casou muito bem na gravura. Ficou lindissima.
    Retribuo os votos de boas festas e de muita inspiração para o ano que há-de vir.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Tem um encanto muito especial sobretudo pela ingenuidade do desenho. É uma peça intimista e que expuseste muito bem, pois o resultado ficou muito bonito.
    Apesar de não ser um aficionado desta época quero desejar-te um tempo tranquilo na companhia das pessoas que te forem importantes
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís,
    A escolha deste pequeno registo como cartão de boas festas para os seguidores do seu blogue foi realmente muito feliz. É uma ternura, muito apropriado a uma casa de bonecas como era sua intenção inicial. Tal como o Manel, realço a pureza e a ingenuidade do desenho, para mim fora do comum.
    Muito obrigada pela parte q me toca.
    Abraços natalícios

    ResponderEliminar