sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Faiança dos Ratinhos: ancestrais e modernas


O prato da segunda seguidora Anónima

As peças de faiança conhecidas pelos Ratinhos são objecto por parte dos seus proprietários de um verdadeiro culto. São loiças simultaneamente ancestrais e modernas, pois os desenhos tanto podiam ter saído das mãos de um artesão muçulmano da idade Média como da imaginação de um Picasso ou de um Matisse. E no entanto, estas faianças não se confundem com mais nenhumas outras.



Talvez por causa desta singularidade dos Ratinhos, os posts que lhes dediquei ao longo deste blog sobre este assunto são dos mais consultados e certamente por essa razão, as pessoas contactam-me por e-mail enviando-me cópias dos seus Ratinhos. Nem sempre os publico no blog, pois sou um mero amador e não sei o que dizer sobre esses pratos, para além de que gosto deles. Mas desta vez resolvi fazer um apanhado e mostrar os que gostei mais e submete-los à apreciação desta tertúlia virtual, que formam os seguidores do meu blog. Gostava particularmente que a primeira seguidora misteriosa se pronunciasse quanto à classificação deles.



O primeiro é um prato gigantesco com 53 cm, que pertence a segunda seguidora anónima, que agora regressou ao nosso convívio. Esta peça de dimensões excepcionais está também marcada, o que é raríssimo. Foi feita na Casa de loiças de Justiniano Adélio Semedo. Procurei no Sandão e no Queiroz referência a este artesão e não encontrei nada. No entanto, a proprietária. Informou-me que no 4º leilão da colecção de António Capucho IV, na página nº 131 aparece um prato atribuído a Coimbra, com a seguinte referência Depósito de louça de João Marcelino Semedo.

Imagem gentilmente enviada  pela Seguidora Misteriosa, do catálogo do Leilão do Palácio do Correio velho, Colecção António Capucho, Parte IV, 2005

Ora como já vimos aqui no post sobre faiança de Coimbra, a profissão de oleiro e fabricante de faiança passava de pais para filhos é natural que este João Marcelino seja familiar do Justiniano e que se trata da mesma oficina. Quanto à decoração o prato classifica-se no género zoomórfico.

O Prato da Quina


Outro prato da Quina
o prato da Quina de decoração irradiante


Depois a nossa amiga idanhense a Quina, enviou-me dois pratos lindos com uma cercadura decorada e um terceiro de decoração irradiante, isto para usar a classificação citada pela Maria Andrade e que julgo ser da autoria da primeira seguidora misteriosa.

O prato da Constança

Seguem-se dois pratos enviados pela Constança, o primeiro com duas folhas que se distribuem livremente pela superfície e o segundo, absolutamente espectacular, dividido ao meio com duas flores nas bordas. Nunca tinha visto nada como este prato e acho-o de um modernismo assombroso, embora tenha sido feito por uma mulher ou homem que não sabiam ler.


O prato da Constança. Um modernismo que parece ter saído de um tempo em que Picasso, Matisse ou um Amadeo Souza Cardoso agitavam Paris


Finalmente o Luís, enviou-me uma imagem de um Ratinho, todo ele geometria, que também me fascina.

O Ratinho do Luís

Hoje não escrevi muito. Julgo que que muitas palavras distraem-nos de contemplar estas obras de arte dos humildes ratinhos.

16 comentários:

  1. Olá,
    Será que a "Casa de Louça de Justiniano Adélio Semedo" era realmente uma oficina, ou um revendedor? Talvez o prato não tenha sido feito POR esta casa, mas sim PARA esta casa. Pura conjectura. Mas penso que já vi vários pratos-brinde em outros blogs portugueses, que trazem o nome de um armazém ou comércio, embora na maioria destes apareça uma ilustração do estabelecimento.
    E meu "chute" também se baseia em costumes locais brasileiros, onde "Casa de Louça" era sempre o bazar ou armazém que revendia louças, e nunca a manufatura, que geralmente se chamaria "cerâmica", "fábrica", etc.
    Mas claro, sei que devo estar falando um MONTE de besteiras...
    Adorei os detalhe da pena deste prato. Lindo!

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís,
    Fiquei encantada com todos estes exemplares de ratinhos,sobretudo com os seis mais rústicos, qual deles o mais autêntico e atraente.
    Quanto ao primeiro, concordo inteiramente com o Fábio que aquele nome não se referirá ao fabricante mas sim ao revendedor. Penso até que seria um prato publicitário a essa Casa de Louça de Justiniano Adélio Semedo.
    Era interessante encontrar referências à casa, pode ser que apareçam com um pouco de pesquisa.
    Obrigada a todos pela partilha.

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís.
    Um post sobre "ratinhos" que muito aprecio.
    Parabéns aos donos que amavelmente aqui os mostram para os podermos apreciar e assim conhecer novos exemplares.

    Para mim o 1º prato supostamente foi feito no século XX:pela pintura dos galináceos muito semelhante à que se fazia na fábrica Outeiro de Águeda. Acredito que seja um exemplar de publicidade à loja de venda, em Coimbra ainda existe a loja de loiças do Saul Morgado no largo das Olarias onde eu fui em pequena com a minha mãe e ainda vou.

    Todos os exemplares apresentados são interessantes. Os da Quina são mais singelos e nem por isso deixam de ser magníficos.Tenho alguns exemplares desta época, de igual tamanho em esponjado.

    Gosto francamente dos quatro últimos. Estes sim enchem-me de satisfação.

    Os pratos da Constança são deliciosamente belos a fazer jus à beleza do seu nome.

    Só Deus sabe o que gostaria de ter assim exemplares igualzinhosssss....

    A caminho do fim de semana, rejuvenesci com este excelente post,desejo os mesmos votos para todos.

    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Caro Fábio

    julgo que a tua hipótese é plausível. Talvez estes Semedos tivessem um armazem de revenda de loiça para o qual tivessem encomendado este prato especial. Talvez estivese à enttrada do estabelecimento ou fosse uma oferta para os clientes especiais.

    abraços

    ResponderEliminar
  5. Maria Andrade

    Tive dificuldades em escolher os Ratinhos que me foram enviados, de tal forma eram interessantes, mas não queria sobrecarregar muito o post. Tentarei fazer mais alguma pesquisa sobre esta casa Semedo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Maria Isabel

    Também concordo consigo. O primeiro prato parece-me já nitidamente do Século XX. Talvez ainda estejam vivas pessoas que se lembrem desta casa Semedo a funcionar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá Luís
    Interessantíssimo mais este seu post sobre a Faiança Ratinha. Muitas questões se levantam sobre a sua produção, que abarca um período lato, com balizas (?) que vão do segundo quartel do século XIX até quase ao final da primeira metade do século XX.A cerâmica produzia-se em pequenas unidades fabris, marcadamente artesanais. Já no século XX surgem algumas sociedades, inicialmente de carácter familiar, evoluindo progressivamente para sociedades em que se aliavam o capital, o conhecimento e a técnica para melhor poderem fazer frente à concorrência, quer interna, quer estrangeira.
    Era uma indústria popular e barata,destinada às populações rurais, que a apreciava pela sua decoração apelativa de "plumagens, flores caprichosas, penas de pavão, feição caracteristica da faiança coimbrã", como se pode ler na imprensa da época. Apesar do seu aspecto rude, os fabricantes participaram com exemplares das suas peças nas exposições distritais, realizadas em 1869, 1884 e 1894, onde ganharam alguns prémios, como foi o caso dos Pessoas e Leonardo Veiga.
    A primeira peça que nos mostra é já nitidamente do século XX, não só pela publicidade que faz a Justiniano Adelio Semedo, como pela dimensão, como pela decoração, invulgar nesta faiança. O que leva à produção ratinha é a ornamentação da cercadura e a base, que apontam para a pluma de pavão, com pinceladas firmes e precisas, que mostram uma mão segura e hábil. A presença das aves, galo e galinha, com desenho bem definido e marcado,lembram a produção do Norte, onde surgem decorações semelhantes.Quem sabe se não terá havido migração de artistas entre regiões, levando a influências mútuas?
    Os exemplares que identifica como pertencentes à seguidora Quina são invulgares, pela ornamentação muito simples e pelo monocromatismo do segundo.Os seguintes entram já na produção mais usual da Faiança Ratinha e mostram a paleta cromática (verde, azul, amarelo ocre e manganés), a pluma de pavão e a técnica da cana, aliada com o desenho livre.O último exemplar apresenta uma ornamentação marcada por linhas onduladas e de pequenos círculos, dispostas em ângulo recto, que se dirigem para a aba.
    Cumprimentos e bom fim-de-semana.
    if

    ResponderEliminar
  8. Cara IF

    Muito obrigado pelo seu comentário que li com muita atenção, tentado aprender com as suas palavras mais informações sobre esta faiança fascinante.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís , Bem haja , em 1º lugar , pela escolha dos meus "ratinhos ". Fiquei satisfeita com os comentários e como sempre aprendi algo de novo . Não sei se já disse que no Museu Cargaleiro em Castelo Branco , estão expostos mais de 200 pratos ratinhos . Quando passar por lá não deixe de ver ...
      AB.
      Quina

      Eliminar
  9. Quina

    Já há muito que queria mostrar os seus ratinhos, mas faltava um pretexto, que agora se proporcionou. Já ouvi falar dese Museu em Castelo Branco e uma nas nossas seguidoras colaborou na exposição da colecção dos ratinhos. Tenho muita curiosidade em visita-lo e saber se por lá há alguma publicação sobre esta faiança que tanto gostamos, mas não tive ainda oportunidade.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Caro Luís

    Mais uma vez excelente Post! Adorei os ratinhos da Quina simplesmente divinais....tão singelos! Dos que lhe enviei também o último é o meu preferido...Acho-o "Diferente"...
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Cara Constança

    Obrigado pela sua colaboração. Estes Ratinhos são fascinantes e estamos sempre a descobrir mais coisas.

    Espero poder contar mais vezes com a sua presença neste blog.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Estou a começar a conhecer e estou a começar a gostar.........e nmuito

    ResponderEliminar
  13. Caro Anónimo ou Anónima

    Muito obrigado pelo seu comentário e espero que volte mais vezes a este blog.

    Abraços

    ResponderEliminar
  14. Boa noite
    Gostaria de partilhar algumas fotos de pratos da minha coleção e que, se achar,comentasse.
    Como fazer?

    Anónima

    ResponderEliminar
  15. Caro Anónimo ou Anónima

    Se quiser mostrar algumas peças da sua colecção aqui no blog, o meu e-mail está indicado no meu perfil e poderá escrever-me enviado imagens das suas peças.

    Um abraço

    ResponderEliminar