sexta-feira, 30 de setembro de 2016

7 anos de Velharias do Luís

 
O blog velharias do Luís cumpre hoje sete anos completos.
 
Desde 30 de Setembro de 2009 para cá publiquei 502 posts e o blog foi visitado por 688 453 pessoas. Se alguns dos números destas estatísticas não me surpreendem, a maioria dos visitantes vem de Portugal, a seguir do Brasil e em terceiro lugar dos Estados Unidos da América, outros deixam-me espantado, como os 12.770 visitantes da Rússia. Está bem que há que desconfiar destes números, pois 12.700 podem não querer dizer necessariamente, que doze mil russos visitaram o Velharias do Luís, mas antes que um russo qualquer muito simpático visitou doze mil vezes o meu blog. Talvez nem seja sequer russo, mas um português a viver em Moscovo. Em todo o caso, como sempre tive um grande fascínio pela cultura russa, fico muito sensibilizado com esta estranha e relativa popularidade nas vastas terras da Eurásia. 


Consulto sempre regularmente as estatísticas de visualizações do blog, não tanto por vaidade, pois um blog de velharias e antiguidades tem necessariamente um público reduzido, mas porque sinto curiosidade em conhecer os que tem pachorra para me ler. Imagino que sejam pessoas que tentem conhecer o valor e o interesse das peças que herdaram, comerciantes de velharias, coleccionadores amadores, estudantes de arte ou gente que veio aqui parar empurrada pelo motor de busca do Google. Alguns deles são antigos amigos e familiares, com os quais perdi o contacto e que a net nos reaproximou. Também sei que muitíssimos leitores do blog estão no Brasil, o que me leva a concluir que os portugueses e brasileiros formam de facto uma comunidade cultural, independente dos acordos e tratados políticos que os respectivos governos assinem.
 
Estátua ao escritor anónimo, Budapeste

Mas falta-me um rosto para esses leitores anónimos. Por vezes penso neles, como aquela estranha estátua de Budapeste, que representa um homem de rosto velado, erguida em homenagem a um escritor anónimo, que escreveu a primeira história da Hungria.

Enfim, queria agradecer a esse leitor anónimo de rosto velado, aos meus seguidores do blog e do facebook a paciência de me lerem, sem esquecer os comentadores habituais, que aqui proporcionam uma agradável tertúlia sobre arte, história e velharias.
O autor do blog agradece ao leitor anónimo, aos seguidores e comentadores do blog
 

37 comentários:

  1. Luís

    Comemora em grande o aniversário do seu blog. Sete anos é um número bonito e trabalhoso. Ter uma assiduidade semanal não é para qualquer um. Necessita de um interesse de temas abrangente e diversificado, que lhe permita produzir textos bem elaborados e interessantes. É o seu caso.
    Muitos parabéns.

    if

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ivete

      Muito obrigado. A diversificação de temas deste blog corresponde à minha forma de estar no mundo. Talvez em consequência da educação que tive e da minha profissão de bibliotecário, tenho uma cultura enciclopédica e interesso-me um pouco por tudo dentro das áreas da história, da arte e até mesmo da natureza. Claro, se me especializasse na cerâmica ou gravura seria melhor, teria um conhecimento mais profundo.

      Um abraço e mais uma vez obrigado

      Eliminar
  2. Sou uma seguidora do blogue e leitora assídua e dou-lhe os parabéns pelo aniversário do blogue. Acho sempre muito interessantes as peças que apresenta e a prosa que lhes associa.

    Continue por cá muitos anos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel

      Agradeço muito as suas palavras tão simpáticas.

      Um grande abraço

      Eliminar
  3. Na verdade o tempo passa com uma velocidade estonteante.
    Ainda me parece que foi na semana passada que me disseste que irias iniciar um blog de memórias e velharias, e afirmavas a "pés juntos" que temias não ter ninguém a comentá-lo, pois não imaginavas que alguém tivesse interesse por estes assuntos ... a não ser eu, claro, que, sabias, iria vir aqui ler-te com toda a regularidade.
    E tem sido sempre um prazer vir aqui entrar neste teu espaço, partilhar memórias, pessoas e adquirir conhecimentos, e quantas vezes o teu blog me surpreendeu pela positiva.

    Tens tido uma aproximação cautelosa no que toca à identificação da cerâmica, sempre com base em pesquisas criteriosas (o que tenho realmente apreciado em ti, pois tenho reparado como a pesquisa te consome muitas e muitas horas do teu precioso tempo), como compete a qualquer pessoa de boa fé, e com espírito científico, que não procura enganar ninguém com identificações trapalhonas, sem sentido, na ânsia de sobrepor-se a tudo e todos; as identificações desta gente, que também partilha a net, acabam infelizmente por enganar os incautos ou pouco conhecedores.
    Tens tido sempre cautela, vais mais pela dúvida que pelas certezas "bombásticas" e de "esperteza saloia", como aquele ex-1º ministro e ex-presidente (com que prazer escrevo este "ex", pois já não o tenho a "entrar pela minha casa dentro" sem que nunca tenha sido convidado) de triste memória que "nunca tinha dúvidas e raramente se enganava".

    Os teus posts intimistas, onde também entram as tuas memórias de família, são os que mais prazer me dão na leitura, sobretudo quando à roda de fotografias antigas.
    Consegues ser equilibrados nos teus comentários, quando eu, com certeza, em algumas situações, seria extremamente "bruto" e "cru" - ainda bem que não tenho, nem nunca terei, um blog, pois reconheço as minhas limitações.
    És sempre cortês com quem te visita, e sempre com uma resposta adequada, como convém a quem escreve para o grande público, tentando partilhar os teus conhecimentos de forma rigorosa e correta, como aliás tem sido hábito nos blogs da maioria das pessoas que conhecemos a escrever neste mundo virtual.
    Temos tido a rica experiência de conhecer outras pessoas da blogosfera, e, por vezes, mesmo privar com pessoas fantásticas que fomos conhecendo através deste teu blog, pelo que concluo que tem valido a pena, sobretudo pelo contacto humano caloroso que se tem estabelecido.

    Um bem hajas e espero que vás tendo paciência para continuar, pois não é fácil manter um blog com a qualidade do teu, pois reconheço que essa qualidade sai de um trabalho aturado e não me refiro só à pesquisa
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      De facto quando comecei este blog, muito às apalpadelas, não acreditava que tivesse um número significativo de leitores e comentadores. O blog surgiu de uma necessidade de escrever, aprofundar conhecimentos, sistematizar leituras e também ocupar os meus tempos livres de uma forma positiva e acabou por ter um sucesso relativo, pois não existiam na net até ao momento, muitos conteúdos escritos em português sobre velharias e antiguidades. Só me recordo dos catálogos das leiloeiras, mas esses só indicam os preços das peças e pouco mais.

      A cerâmica foi desde logo um dos temas fortes do blog, pois já na altura tu e eu já comprávamos muita faiança e não percebíamos nada daquilo, pois as peças nunca estavam marcadas e era tudo Miragaia. O blog foi uma forma de começar a sistematizar as leituras e conhecimentos sobre faiança e depois surgiram uns quantos blogues à volta deste tema o que permitiu criar quase uma tertúlia virtual de cerâmica muito frutuosa.

      O blog serviu também para pôr por escrito e divulgar um conjunto de fotografias e memórias de família, muitas delas compiladas pelo meu pai, que eram importantes para a história local, nomeadamente aquelas relativas ao Solar dos Montalvões em Outeiro Seco.

      Procurei desde o início que no blog houvesse uma certa correcção, procurando adoptar um tom sereno. Escondendo-se atrás do anonimato, muitas pessoas tem uma tendência na internet para o insulto, a caricatura impiedosa, a amargura e até mesmo a calúnia. Muitas vezes, depois de acabar um texto, volto atrás e corto as frases demasiado corrosivas, as piadas próprias de um determinado momento político. Creio que as pessoas estão fartas de grosseria na internet e no blog do velharias procuro que haja sempre um tom educado.

      Os conhecimentos resultantes do blog têm sido giríssimos. Eu e tu temos conhecido gente muito interessante do Norte a Sul do País, do Brasil e ainda da Bélgica.

      Enfim, tem sido uma experiência muito positiva, na qual conto sempre com a tua colaboração de comentador residente, bem como com as tuas peças, que tantas vezes aqui mostro

      Um abraço

      Eliminar
  4. Parabéns Luis! Sempre uma alegria acompanhar teu blog. Como um caçador e colecionador de antiguidades a cada peça garimpada me devoto à pesquisa. Esta prática veio por inspiração de teu trabalho e de teus textos que revelam sempre a alma dos objetos ocultas sob a poeira dos tempos. Abraços d´além mar Edwin J. P. Fickel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edwin J. P. Fickel

      As suas palavras tocaram-me.

      Além do prazer da descoberta, da antiguidade comprada por meia dúzia de patacos, o colecionismo de velharias tem esta faceta muito interessante de pesquisa, de leitura, procurando saber mais sobre o que se compra e enquadrar o objecto num determinado período histórico. No fundo, estamos a fazer história através dos pequenos objectos, como uma chávena, um vidro, uma embalagem ou uma cadeira.

      Um grande abraço

      Eliminar
  5. Bom dia Luís,
    Parabéns pelo aniversário do teu blogue.
    É sempre interessante ler as tuas publicações.
    Um abraço,
    Berto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Humberto.

      Muito obrigado. A tua contribuição para este blog tem sido decisiva e estou muito grato por isso.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Luís: parabéns pelo seu blogue que é uma maravilha! Adoro aprender consigo e as suas investigações (quase policiais, por vezes). Que dure muitos anos! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida

      Muito obrigado. Também aprecio muito o seu blog, sempre com belíssimas imagens de pinturas, nem sempre muito conhecidas.

      Um abraço

      Eliminar
  7. E muitos parabéns pela persistência, coerência e qualidade do trabalho. Cada vez comento menos, a minha ignorância sobre os temas assim o aconselha, mas acompanho os posts como os fãs das séries da TV/net: sempre esperando o próximo! Bjs, Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa

      A persistência com que escrevo neste blog tem a ver com uma certa necessidade de criar qualquer coisa pessoal e de exercitar a mente. Por vezes falha-me a imaginação e nem sei sobre o que escrever, mas há sempre um museu novo que se vista, o pormenor de uma casa antiga numa cidade qualquer portuguesa, que me dão matéria para escrever.

      Embora silenciosa, sei bem que és uma leitora fiel.

      Bjos

      Eliminar
  8. Muitos parabéns por mais esta conquista! Não estou aqui desde o início, mas já me sinto parte desta história. Já nem sei há quantos anos o acompanho.
    A melhor neste blog são seus textos. Nem sempre um objeto, gravura ou fotografia em si me interessaria se os visse numa mesa ou banca de feira, mas por causa de seus textos, sempre muito bem escritos e pesquisados, passo a me interessar por seja lá o que for que você publica.
    Que venham muitos mais posts e anos de atividade para o blog!
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fábio.

      Julgo que estarás pelo menos entre os primeiros cinco comentadores regulares deste blog.

      Hoje em dia há muitas redes sociais só de imagens, como Pinterest, que de facto tem álbuns fabulosos. No entanto, olhamos para aquelas imagens todas e gostaríamos de saber mais, o que são, quando foram feitas e o que representam e é um desapontamento porque o Pinterest não diz nada.

      No velharias procuro sempre que a imagem tenha uma explicação e uma história contadas de forma sintética e clara.

      Um grande abraço para a antiga capital do Reino Unido, de Portugal, Brasil e Algarves

      Eliminar
  9. Muitos parabéns, Luís, pelo 7º aniversário do Velharias!
    É impressionante como tem conseguido manter com regularidade esta qualidade de imagens e conteúdos à volta de temas sempre cativantes. Escusado será dizer que desejo que continue por muitos mais anos a deliciar-nos com as suas descobertas, a sua escrita, as suas fotos...
    Embora com menos assiduidade e nem sempre comentando, pode contar com as minhas visitas e o meu interesse por tudo o que publica.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade

      Eu agradeço imenso a sua presença neste blog, com seus comentários bem fundamentados, que ajudaram a rectificar ou mesmo a identificar peças de faiança ou porcelana. Sempre que escrevo sobre porcelana ou faiança europeias, aguardo sempre com ansiedade o seu comentário.

      Aliás, tenho pena, que não continue o seu blog. Julgo que nos estimulávamos um ao outro.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  10. Caro Luís
    Muito parabéns por mais um aniversário do fantástico Velharias. A seriedade no tratamento dos temas, a maneira como escreve e a cortesia com que recebe os visitantes, sem deixar de dizer o que tem que ser dito é com certeza a chave deste sucesso. Espero que continue por muitos mais anos e ainda não perdi a esperança de um dia vir a saber que este nosso "Velharias"vai passar a livro :)
    Um grande abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula

      Muito obrigado!!!

      A Maria Paula faz parte dos comentadores históricos deste blog (ao fim de sete anos já nos podemos referir assim uns aos outros) e aprecio imenso a sua presença, tranquila e educada. O seu blog ajudou-me a perceber o valor de uma fotografia. Creio que aprendemos bastante uns com os outros neste circulo de blogs que formamos.

      bjos

      Eliminar
  11. Agradeço a dedicação ao serviço da cultura e de todos os que querem aprender mais um pouco. Mantenho com muito gosto o seu blog nos favoritos, no topo do meu ecrã e com regularidade procuro novo texto cheio de novos saberes. Os meus melhores cumprimentos e muito sucesso na manutenção deste blog de muita qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno Couceiro da Costa.

      Fico sempre contente por saber que o escrevo é útil e dá prazer a quem está do outro lado. Procurarei manter este blog interessante.

      Um abraço

      Eliminar
  12. Olá,Luis
    Muitos parabéns por estes 7 anos do velharias
    Já 7 anos?
    Como disse uma vez,não tenho comentado,mas ando sempre por aqui
    Sempre
    E o Velharias é o meu blog preferido
    Foi graças ao velharias e ao Luis que despertou o meu enteresse por antiguidades
    Sem dúvida que o Luis e o nosso querido Manel( querido amigo,se não me leva a mal,Manel) foram os meus professores sobre artes decorativas,coisas que não ligava nada
    Hoje tenho imensas peças de porcelana bem preciosas para mim
    Aprendi a dar valor a serviços de loiça de familia
    Um Bem-haja Luis
    Um abraço e um beijinho para o Luis e o nosso muito querido Manel

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Grace

      Reconhecia-a imediatamente, mesmo sem ter assinado o seu comentário. A Grace tem uma forma de escrever característica . Um beijinho para si e obrigado pelos parabéns.

      Eliminar
    2. Grace, agradeço-lhe, e honra-me muito o tratamento carinhoso que me dispensa, e fico-lhe grato pela sua sempre simpática presença, ainda que repare que não vai comentando com mais regularidade. Mas a vida nem sempre é fácil, sei, mas sabê-la desse lado, e sempre com essa simpatia que a carateriza, é-me suficiente.
      Um bem haja
      Manel

      Eliminar
  14. Parabéns, Luís, seu blog é uma maravilha, delicioso de ler e aprendo e aprendi muito por aqui. Mais sete anos com muitas velharias, haja velharias!
    Eu também costumo ver quem está visitando o meu blog e notei - há muito tempo - que tem gente da Rússia que entra lá no Antiguinho também. KKKK Estranho...
    Tudo de bom pra você.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge

      Muito obrigado!!!!

      Nos por vezes esquecemo-nos que a Rússia é o maior país do mundo e que todos esses russos não estão sempre em revolução ou a invadir os países vizinhos. Muitos deles estarão neste momento sentados à frente do seu computador, a usar tranquilamente o Google como toda a gente. É certo que não percebo como fazem para lidar com páginas escritas em português e em alfabeto latino. Devem usar uma versão qualquer do Google translator.

      Um grande abraço

      Eliminar
  15. Chego com atraso, mas com parabéns ainda válidos.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa

      Chegou perfeitamente a tempo!! Muito obrigado e um abraço

      Eliminar
  16. Muito prazer em conhecê-lo, sou brasileira e venho visitar-te, porque gosto de velharias. Mas mais que as velharias, gosto das histórias que envolvem as velharias. Dessa forma, as velharias ganham alma, o que me dá gosto, prazer. Eu leio as tuas linhas, amplas de histórias e memórias, então, acabo saltando ou voando para as minhas linhas ou paralelas, aonde eu encontro com a minha história. Sim, há identificações e eu acho que aí é que está a resposta.
    Parabéns pelo aniversário do seu blog. Eu também tenho um blog, convido-te a conhecer -
    http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Gloria

      Já não é a primeira vez que a Maria da Gloria comenta e percebi logo que era uma brasileira com antepassados italianos. Como já aqui referi muita vezes, um dos aspectos mais engraçados deste blog tem sido a adesão de muitos brasileiros, que nós aqui suponhamos que só se interessavam pelo presente. Não foi Stefan Zweig que disse que o Brasil era o País do Futuro? Mas de facto é um lugar comum essa afirmação e encontro aqui muitos brasileiros que se interessam pelo passado e pela memória, como a Glória.

      Fui espreitar http://farelascarpetta-mariagloriadamico.blogspot.com.br e achei muito curiosa a sua postagem sobre o abandono das instalações ferroviárias daquela vila paulista. Cá em Portugal, passou-se um fenómeno terrível que foi a desactivação de muitas linhas ferroviárias e o abandono de antigas estações, algumas delas pequenas jóias da arquitectura, cheias de belos azulejos.

      Falar dos objectos só por si é uma coisa aborrecida. Eles só ganham cor quanto contamos a sua história.

      Um grande abraço e obrigado

      Eliminar
    2. Luis obrigado pela visita em meu blog. De fato, as antigas estações ferroviárias, são pequenas jóias da arquitectura.
      Quando vou ao centro histórico de São Paulo, fico andando pelas ruas com os olhos para o alto, contemplando as fachadas de antigos prédios, de poucos andares, com uma arquitectura tão bela, tão rica e, ao mesmo tempo, inconformada por estarem tão descuidados e abandonados. Alguns, se transformaram em estacionamento para carros, devido ao terreno ser grande. E o casarão imponente, ao centro, completamente arruinado, com o telhado a ruir...

      Eliminar
    3. Gloria

      Eu também adoro deambular pela parte antiga das cidades. Mesmo em ruínas as casas tem sempre encanto. Aliás a ruína em si desperta-nos sempre um sentimento que está entre a tristeza e admiração pela beleza da decadência. Em Portugal, há um fotografo, o Gastão Brito e Silva que dedicou um blog só às ruínas e o resultado é fascinante http://ruinarte.blogspot.pt/.

      Um abraço

      Eliminar
    4. Olá Luis. Fui conhecer o blog do Gastão Brito e Silva e fiquei fascinada, tanto pelas fotos, quanto pelo texto. Tudo é incrível, pois ele é impactante, pela forma que escreve. Eu apreciei muito. obrigado pela partilha e um forte abraço.

      Eliminar
  17. Parabéns Luís! A tua dedicação e estudo é incomparável. És um homem de conhecimento e discussão de conhecimentos. Um destes dias convido te à minha quintinha. Um abraço enorme do TraposCV Flávio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flávio

      Muito obrigado!!! Fico muito sensibilizado e terei muito gosto em conhecer essa quintinha.

      Um abraço

      Eliminar