O blog velharias do Luís esteve na televisão, no passado dia 4 de Dezembro. Aqui o autor deste blog foi entrevistado no programa da SIC Querida Júlia e a minha casa foi objecto de uma pequena reportagem.
Além de me ter divertido com a experiencia de participar num programa televisivo, fiquei muito contente por sentir que o trabalho desenvolvido ao longo de 3 anos de escrita de pequenos textos sobre velharias, antiguidades e memórias familiares neste blog, teve o reconhecimento público de um programa televisivo. Claro, o Querida Júlia não é o Câmara clara, nem o Bouillon de culture do Bernard Pivot, mas eu também não sou de forma alguma um intelectual de craveira. O meu blog é como que uma conversa de café sobre arte e velharias e foi interessante transpor essa amena cavaqueira para a televisão, para um programa com muita audiência.
Outro aspecto interessante da minha participação neste programa, que o nosso amigo Zé Júlio reparou, foi chamar a atenção para um estilo de vida alternativo, baseado na reciclagem, nas compras em segunda mão e no gosto pela memória e cultura, e que é possível experimentar com humor e e sem grandes regras ou convenções.
Se quiserem assistir aos meus cinco minutos de fama, a que segundo os sociólogos cada cidadão aspira, cliquem aqui
Parabéns Luís!!
ResponderEliminarBom dia Luís,
ResponderEliminarParabéns, gostei muito de ver.
Um abraço,
Berto
Parabéns pelo blogue e pelo reconhecimento. Bem merece!
ResponderEliminarParabéns. Mérito reconhecido.
ResponderEliminarif
Parabéns Luis, adorei ver a matéria, de certa forma até matei um pouquinho a saudade, ao revê-lo e rever tua casa.
ResponderEliminarPena que erraram o endereço do blog, senão vocÊ agora já estaria com milhares de novos seguidores!
abraços
Olhe, Luís, tinha acabado de agradecer ao Manel a informação sobre a sua ida ao programa da Júlia Pinheiro e afinal tinha aqui um post seu sobre o assunto.
ResponderEliminarParabéns, não só pelo reconhecimento expresso no convite, mas também pela sua simpática presença e interessantes respostas!
Bem mais de cinco minutos de merecida fama!
Beijos
Caro Robert
ResponderEliminarObrigado pelo seu simpático comentário.
Um abraço
Humberto
ResponderEliminarMuito obrigado. Outeiro Seco e o seu solar também ganharam destaque.
Abraços
E concordo com o Zé Júlio, foi muito didático!
ResponderEliminarCara Margarida Elias.
ResponderEliminarAgradeço o seu comentário!!!!
Abraços
Cara If
ResponderEliminarA qualidade deste blog tem também dependido da sua colaboração.
Abraços
Caro Fábio
ResponderEliminarAinda que o nome do blog tenha passado incorrecto na legenda, o número de visitantes disparou em flecha naquele dia e julgo que há mais uns 3 seguidores novos desde esse dia. Mas, há que ter presente que este tipo de blog, que se baseia não só em imagens, mas em texto e que incide sobre arte, velharias e memórias terá sempre um público limitado e muito mais restricto ainda o número de comentadores.
Em todo o caso foi uma divulgação muito boa e a partir de agora terei certamente mais visitantes e talvez apareça mais um comentador novo para se juntar a esta tertúlia amigável.
Um abraço Alfacinha
Que bom que as pessoas foram mais espertas do que o legendador do programa! :-)
EliminarÀs vezes é até melhor que o público seja limitado, o que no caso do seu blog mantém um público mais seleto, mais verdadeiramente interessado nestas coisas que poucos como nós gostamos. Mas certamente mais seguidores e comentadores vão aparecer.
Esqueci de comentar antes como você estava tranquilo em frente às câmeras. Eu entro em pânico, e fico ainda mais agitado/acelerado do que já sou. É só ver minha entrevista que dei para o Camara Clara da RTP2.
Mais uma vez, parabéns pela tua coleção e teu blog, e obrigado sempre pelas informações que compartilhas (olha o meu esforço para usar 2a pessoa...), com as quais aprendo sempre, e passo a amar ainda mais as coisas portuguesas.
abraços!
Maria Andrade
ResponderEliminarMuito obrigado. Julgo que foi interessante mostrar que há coisas mais giras para fazer com o dinheiro do que comprar grandes automóveis novinhos em folha, casas com piscinas, televisores gigantescos, roupa de marca e mobília no IKEA.
Correr pelas lojas de segunda mão e feiras de velharias à procura de pechinchas ou apanhar coisas do lixo pode ser uma forma divertida de atravessar a crise.
Claro, afirmo isto porque tenho um nível mínimo de subsistência garantido e neste momento em Portugal há cada vez mais gente que mal consegue alimentar-se, quanto mais comprar velharias.
Beijos
Gostei imenso!!!! Parabéns. Estiveste muito bem, descontraisissimo.
ResponderEliminarA anónima sou eu a tua irmã. Beijinhos T
ResponderEliminarOutra vez a anónima!! estou muito orgulhosa, também. Beijos T
ResponderEliminarParabéns pelo reconhecimento. Adorei ver, uma pena que não mostraram a sua cozinha
ResponderEliminarAbraço
LM
Ah! Pois mostraram sim! Eu reconheci os cantões populares, e se não me engano, aparece um breve momento do Luis na cozinha.
Eliminarabraços
Teresinha
ResponderEliminarMuito obrigado!!!
Beijos
LM
ResponderEliminarSó mostraram uma fotografia da cozinha, mas também esta divisão é onde se encontram as partes gagas da casa, como o fogão sujo, coisas mal arrumadas e outras coisas menos estéticas. Lol
Luís!!!
ResponderEliminarQue surpresa!!!Só tenho pena que não tenha avisado!! Claro que hoje fiquei coladíssima ao pc para o ver e ouvir:) Esteve muito bem, com muita presença.Achei muito interessante rever a sua casa desta forma.Mais uma vez parabéns e comece a pensar no livro....
Beijos
Maria Paula e Teresinha
EliminarNão gosto muito de avisar as pessoas destes acontecimentos. Receio sempre que sejam cancelados à última hora. prefiro que sejam uma surpresa.
Quanto ao livro precisava de fôlego e tempo para me dedicar a um só assunto. E depois, eu disperso-me muito, interesso-me por tudo um pouco. Mas em todo o caso, com o blog, ganhei o hábito e o prazer de escrever.
Beijos
Concordo com a Maria Paula, Luís. Agora só falta o livro. Beijos T
ResponderEliminarGostei muito de ver a reportagem.
ResponderEliminarParabéns!
Também gostei de descobrir o Pedras, Plantas e Companhia.
Um abraço
Isabel
EliminarObrigado.
O Blog do Zé Júlio é uma coisa muito pessoal, tão original e única como o seu dono.
Um abraço
Parabéns Luís. Estiveste muito bem.
ResponderEliminarE será sempre bom que mais algum comentador interessante se junte à tertúlia, porque, que os há, há!
Manel
Manel
EliminarUm blog dedicado às velharias, com muitos textos, acaba por ser sempre um pequeno grupo de café, muito embora muita gente o consulte para reconhecer e identificar antiguidades. São duas vertentes do Blog.
Mas julgo que depois deste programa se juntaram nesta tertúlia, mais um ou outro amigo
Olá Luís e muitos parabéns!
ResponderEliminarTenho a certeza que o Luís e as "Velharias" estão muito para além do programa da Júlia.
O Luís nas "Velharias" conseguiu construir um interessante blog, e que ficou muito claro nas respostas que deu no programa da TV.
Um abraço
Ângela e Joaquim
Olá Luís.
ResponderEliminarDesculpe a gralha. Leia-se:o "Velharias" e no "Velharias".
Um abraço
Obrigado Joaquim e não tem que desculpar das gralhas, que todos cometemos, pois quando se comenta directamente, escapa sempre qualquer vírgula ou concordãncia
EliminarUm abraço
Olá,Luís
ResponderEliminarParabéns pelos seus merecidos minutos de fama. Muito bem merecidos
Adorei ver a sua casa e as maravilhas que lá tem
Então o luis...uma simpatia
Pena o Manel não estar lá. Assim também teria o gosto de o ver pessoalmente,Lol
Um abraço aos dois
Cara Grace
EliminarTem razão as "velharias do luís" são também os comentadores deste blog e o Manel em particular, o comentador "residente".
beijos e obrigado
"Merecidissimo"
ResponderEliminarParabens.Continue
Caro Anónimo ou Anónima
Eliminarobrigado pela sua simpatia
um abraço
Muitos parabéns!! É muito bom ver que ainda há pessoas assim. Há pouca gente que sabe viver no presente, homenageando o passado, da forma como o faz!
ResponderEliminarOlá Luís,
ResponderEliminarMas que grandes 5 minutos de fama, claro que merecidos.
Gostei de ver sua casa, as faianças ficam bem com o movimento da Televisão, diria que a casa até parece ser grande.
Também tens uma boa presença na televisão. Quem sabe se um dia, este teu blog dará alguma ideia para alguma produtora lançar um programa tipo Antiques Roadshow à portuguesa, com certeza que seria possível fazer algo do género, mesmo por que penso que este teu Blog deve ser consultado por alguns feirantes ou comerciantes de velharias, na ânsia de descobrirem preços de algumas peças que tenham para vender.
Aliás passeando pela Ladra, um dia ouvi, um comentário vindo de uma banca, "...esta coisa da internet, até tem um (lugar) que dá para sabermos tudo, já ninguém nos passa a perna...", claro que fiquei com a certeza que deviam estar a falar do seu blog kkkkk.
Se calhar de tão didático é o Velharias que qualquer dia já não consegues pechinchas.
Um abraço, foi muito interessante...fico com a cabeça cheia de ideias, afinal as velharias são um mundo...
José António
Caro José Oliveira
EliminarUm programa na televisão portuguesa do género Antiques Roadshow seria estupendo, desde que não o passassem ás quatro horas da manhã.
De facto, este blog é um instrumento útil para identificar velharias e julgo que haverá negociantes nesta área a usarem-no. Mas há também há outras pessoas que andam a fazer trabalhos sérios na área da faiança e porcelana como a Maria Andrade, o Mercador Veneziano ou o Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém, cujos blogues são certamente muito consultados por vendedores de velharias e coleccionadores.
Um abraço para ti
Olá Luis,
EliminarNão querendo fazer propaganda demais, até porque não ganho nada com isso, há alguns outros blogs lusitanos sobre cerâmica antiga, e também de cerâmica modernista, além dos que você já citou, que eu gosto de seguir e recomendo. Talvez você até já conheça alguns ou todos estes, mas é sempre bacana deixar a dica, pois outros podem gostar de conhecê-los:
A Memória dos Descobrimentos na Cerâmica Portuguesa
http://memoriadosdescobrimentosnaceramica.blogspot.com.br/
Azulejos na minha terra
http://azulejosnaminhaterra.blogspot.com.br/
Moderna uma outra nem tanto
http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.com.br/
Cerâmica modernista em Portugal
http://ceramicamodernistaemportugal.blogspot.com.br/
abraços!
Obrigado pelas tuas sugestões.
EliminarAs Memória dos Descobrimentos na Cerâmica Portuguesa são tb do nosso amigo, o mercador veneziano. Os outros são também blogues interessantes e julgo que sérios, pois às vezes dou lá um pulo, mas dedicados à cerâmica modernista, por isso não os referi. Como tu sabes, sou um bota-de-elástico e o modernismo não me interessa e nunca o abordo aqui no blog.
Mas, sei que outros seguidores deste blog gostam de cerâmica contemporânea e por isso fizeste muito bem em deixar a sugestão
Abraços
Caro Luís, os meus parabéns pelo trabalho que tem nas suas pesquisas e nas suas explanaçãoes. Estas são sim registos estóricos para memória futura, que define a identidade humana e nacional.
ResponderEliminarObrigado, cumprimentos, jsaraiva
Caro JSaraiva
EliminarMuito obrigado.
Eu tenho aprendido muito consigo no blog da Maria Isabel.
Concordo consigo. Julgo que um certo culto pela memória, pelo património pode ser uma forma de mantermos uma certa dignidadade nesta crise onde tudo parece estar à venda
um abraço
Cara Isabel (calçada da Miquinhas)
ResponderEliminarObrigado pelas suas palavras. O que é interessante nestes blogues é criarmos um pequeno grupo que partilha o mesmo gosto pela memória, sobretudo em épocas como esta, em que parece que tudo em Portugal está a esboroar-se. Talvez manter a nossa mémória seja uma forma de resistir ao desgoverno e conservar com dignidade a nossa entidade de portugueses.
Um abraço
Hellooo,Luís
ResponderEliminarMuito giro,o menino
E a sua presença...bem
Quem diria que o Luís seria tão giro?
Muitos parabéns
O menino agora já ficou conhecido em Portugal inteiro
E as velharias agora ganharam outro interesse
Até eu já começo a olhar para os contentores com outro interesse...
Será que vou encontrar uma jarra do Século 18? :) como o Luís?
Não ligava nada a loiças,mas agora...acho que fui mordida pelo bichinho das velharias
Um beijinho
Jasmine
EliminarObrigado pelos seus elogios. Até corei. Lol.
Jarras do século XVIII são raras quer nos contentores das obras, quer nos mercados de velharias. Mas, no lixo pode encontrar bonitas portas de madeira, que raspadas da tinta ficam lindas, cadeiras, caixas de costura e sei lá que mais.
Fico contente que goste de velharias e que venha mais vezes aqui ao blog.
bjos
Olá Luis.
ResponderEliminarParabéns por esta sua presença na TV!... Tive pena de não saber para poder ter visto em directo, mas acabo de visualizar o video!...
Esteve muitissimo bem, como seria de esperar, e foi uma excelente divulgação deste tipo de "actividade"...
Um grande abraço e avance para mais e novos projectos como tem vindo a ser aqui sugerido por diversos dos seus seguidores!...
Carlos
Caro Carlos
EliminarObrigado. Concordo consigo. O coleccionismo de velharias, a reciclagem e a compra de produtos em segunda mão tiveram um bom destaque neste programa.
Mas eu sou mero amador para conseguir suportar um programa só de antiguidades.
Um abraço
Parabéns Luís.Este pode ser o princípio do estrelato televisivo tal a presença mediática demonstrada.Para além do à vontade exibido pareceu-me também que lhe deu bastante prazer a conversa.A mim divertiu-me imenso! Um grande abraço Manuela Cardoso
ResponderEliminarCara Manuela
EliminarA ida à televisão é sempre uma experiência muito divertida para qualquer cidadão anónimo e depois como todos os solitários, tenho prazer em falar das manias, que desenvolvi nesta área das velharias.
Um grande abraço
Olá Luís! Que surpresa! Estive alguns dias sem tempo para visitar o blogue e perdi a tua estreia televisiva. Pelo que vi na net, tens muita presença e potencial para um programa, com uma equipa, do estilo de identificação/recuperação de peças que as pessoas têm em casa. Muitos parabéns e espero poder desfrutar da versão televisiva do blogue!
ResponderEliminarBjs, Luísa
Luisa
ResponderEliminarLolol. Muito obrigado, mas uma coisa é falar da minha casa, outra é falar de antiguidades todas as semanas na televisão, mas talvez na Tv ainda paguem os subsídios de Natal e de Férias, que já nos roubaram no Estado. Lol
Naquele dia eu fui ao dentista. Entrei, olhei o televisor que estava na sala e, alguma coisa me trouxe à memória aquelas paredes e aqueles objectos que estavam dispostos naquela casa que mostravam. Só depois percebi do que se tratava...
ResponderEliminarRevi hoje, integralmente, a sua entrevista no programa e as imagens. Gostei muito, pela sua simplicidade e pelas mensagens que as suas palavras transmitiram (a reciclagem, o gosto pelo antigo, pelos objectos com história). Parabéns, também, pela sua casa que, seguramente, faria a delícia dos meus olhos.
Um abraço para si.
emília reis
Cara Emília
ResponderEliminarMuito obrigado.
De facto, os seguidores deste blog conhecem a minha casa canto por canto, peça por peça. Só lhes faltava a visão geral do conjunto, que é uma coisa minúscula.
Um abraço
and a tv star is born!!
ResponderEliminarManuel Braga Serrano
Caríssimo Manuel Braga Serrano
ResponderEliminarQue saudades eu tinha de ti. Já tinha andado a perguntar pelo telo teu paradeiro aqui e acolá. Ainda bem que me gostaste de ver na televisão. Foi um reconhecimento público do trabalho que tenho vindo aqui a fazer no blog.
Vai dando notícia a este teu admirador
Abraços
Muito bem merecido! A algo de muito geniúno que vem do Sr. Luís. Muitos parabéns! Abraço
ResponderEliminarJosé Pedro
Caro Zé pedro
ResponderEliminarEsqueça o Senhor. Um abraço e obrigado