quinta-feira, 28 de março de 2019

Os condiscípulos de Coimbra de Liberal Sampaio: Abílio Augusto da Maia e Costa ou a história de um reencontro


Como já referi várias vezes no blog, contínuo no trabalho de identificação dos personagens retratados no álbum de fotografias formado pelo meu trisavô, o Padre José Rodrigues Liberal Sampaio. Uma parte significativa dessas fotografias em formato carte-de-visite é formada por retratos de condiscípulos do meu antepassado dos cursos de teologia ou de direito da Universidade de Coimbra, datadas mais ou menos entre 1888 e 1891. A maioria das personagens está identificada com uma legenda escrita a lápis pelo meu trisavô, ou tem dedicatórias no verso, a ele dedicadas, mas ficam quase sempre por responder as seguintes interrogações: quem foram eles? Que relações estabeleceram com José Rodrigues Liberal Sampaio?


Uma das personalidades dos quais ainda não tinha conseguido encontrar nada, até há pouco tempo, foi a de um tal Abílio Augusto da Maia e Costa, licenciado em Direito, a julgar pela pasta escura, e natural de Vouzela, conforme se pode ler na dedicatória.
Verso da fotografia com a dedicatória manuscrita. Ao meu caro colega e bom amigo Jose Rodrigues Liberal Sampaio em saudosa recordação dos tempos de Coimbra, oferece Abílio Augusto da Maia e Costa, Passos de Villarigues, Vouzela, 25-5-90

Resolvi fazer umas quantas pesquisas no Google pelo seu nome e acabei por ir ter ao fórum do geneall.net, conhecido site de genealogia onde um bisneto procurava informações sobre este antepassado. Comentei o seu post escrevendo que tinha uma fotografia do seu bisavô e que me prontificava a enviar-lhe uma cópia digital frente e verso, bem como a trocar informações sobre o assunto. Posteriormente correspondemos nos por e-mail e o mais engraçado de tudo isto, é que já nos conhecíamos pessoalmente de casa de um amigo comum e ambos pertencemos ao mesmo meio profissional. Foi um pouco como se passados uns 130 anos, o acaso histórico voltasse a cruzar os destinos de Liberal Sampaio e Abílio Augusto da Maia e Costa, através dos seus descendentes, um bisneto e um trisneto.
José Rodrigues Liberal Sampaio no momento da formatura, em 1891. O seu condiscípulo Abílio formou-se um ano antes.

Não consegui apurar exactamente a relação que Abílio Augusto da Maia e Costa e Liberal Sampaio estabeleceram, mas certamente foi boa, pelo menos dos tempos de Coimbra, de outra forma o primeiro nunca ofereceria o seu retrato ao segundo. Em 1890 a fotografia ainda era demasiado cara para se oferecer uma prova a mero um amigo de ocasião. Contudo, os destinos destes antigos alunos de alunos de Coimbra tiveram muito em comum. Tal como o meu trisavô, Abílio Augusto da Maia e Costa também foi padre e também teve filhos, sete ao todo. Contudo, ao contrário de José Rodrigues Liberal Sampaio, que nunca deixou o sacerdócio, apesar de manter uma relação prolongada com uma senhora, Abílio Augusto da Maia e Costa acabou ter ordens suspensas, em circunstâncias que o seu bisneto desconhece. Talvez os sete filhos ilegítimos tenham dado demasiado nas vistas num meio pequeno como Vouzela. Poder-se-ia pensar que o José Rodrigues Liberal Sampaio foi mais discreto na sua relação com Maria do Espírito Santo Ferreira Montalvão e que terá vivido de acordo com o celebre princípio enunciado pelo prelado Adalberto de Bremen, no século XI, Si non caste, tamen caute, que quer dizer à letra, se não castamente, ao menos com cautela, mas em Chaves toda a gente saberia certamente que o padre Liberal Sampaio teve um filho com a fidalga de uma família muito conhecida na região e com a qual chegou a viver maritalmente, muito embora o menino o tratasse por padrinho.
A casa onde Abílio Augusto da Maia e Costa viveu em Souto de Lafões

Por outro lado, os sete filhos ilegítimos de Abílio Augusto da Maia e Costa não o impediram de ter uma carreira respeitável em Vouzela como Conservador do Registo e advogado em Vouzela e desempenhou por duas vezes o cargo de administrador de Concelho da referida vila em 1920 e em 1926.

Como já referi muitas vezes ao longo deste blog, a propósito da figura de José Rodrigues Liberal Sampaio e da relação que teve com Maria do Espírito Santo Ferreira Montalvão, no século XIX, padres com filhos e bastardos eram fenómenos comuns. Certamente não eram as situações mais desejáveis, mas também não significam uma exclusão social.

Contudo, creio que estes homens, Liberal Sampaio e Abílio Augusto da Maia e Costa viviam a situação no seu íntimo com algum sofrimento, pois eram profundamente crentes e de alguma forma sentiam que tinham violado um sacramento. Segundo, me contou o Bisneto, Abílio Augusto da Maia e Costa já mais velho voltou a usar o cabeção, como sinal de aproximação a Deus e no final da sua vida ofereceu a cada casa da aldeia onde sempre viveu, Souto de Lafões, uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, como gesto de arrependimento público.
Abílio Augusto da Maia e Costa na praia de Espinho, onde veraneava com a família durante o mês de Setembro

Para nós, que vivemos num mundo descristianizado e de liberdade sexual é difícil entender realmente as situações destes dois sacerdotes em que a fé entrava em conflito com o desejo de ter uma companheira e de procriar.

Em todo o caso, este reencontro dos familiares destes dois homens, que se conheceram em Coimbra no último quartel do século XIX foi um acontecimento feliz. O bisneto de Abílio Augusto da Maia e Costa ficou comovido por ver pela primeira vez o rosto do bisavô com vinte e poucos anos, na flor da vida, pois só conhecia fotografias do senhor já idoso e o que é mais curioso é que os dois são fisicamente parecidos, como se os genes do antigo condiscípulo do meu trisavô teimassem em permanecer vivos.

 Abílio Augusto da Maia e Costa. Fotografia de J. Sartoris, Coimbra

10 comentários:

  1. Que história fabulosa, em todos os detalhes! Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida


      As histórias destes dois homens tem o seu quê de romance do século XIX português. Claro, aqui não houve desenlaces dramáticos, mas a matéria do romance está cá.

      Bjos

      Eliminar
  2. Uma história bem contada.
    Mesmo à distância de várias gerações, os descendentes, sem se conhecerem, continuam em contacto, porque afinal, o mundo onde as pessoas se movimentam, continuam a ter afinidades.
    Realmente esses álbuns continuam a guardar muitas surpresas, e algumas muito interessantes.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      A história deste antigo condiscípulo do meu antepassado, serviu-me para provar ainda mais que durante o século XIX era comum os padres terem filhos e que a bastardia não era um fenómeno de exclusão social. As vidas destes dois homens são um bom testemunho da sociedade do século XIX português.

      O trabalho de identificação das fotos tem este lado inesperado e de repente parece que o destino destes dois homens se voltou a cruzar novamente através dos seus descendentes, passados uns 130 anos.

      Um abraço

      Eliminar
    2. por acaso nesse albun não consta a fotografia de um padre chamado Ricardo José da Costa Maia ?

      Eliminar
    3. Caro desconhecido ou desconhecida

      No álbum do meu trisavô não consta o retrato desse padre. Não sabe os anos em que frequentou teologia ou a naturalidade? Posso também espreitar no álbum do meu bisavô que contem alguns retratos de condiscípulos de Coimbra que seguiram teologia.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Ao pesquisar sobre os meus antepassados descobri que o Sr. Abílio Augusto foi tutor da minha tia-trisavó :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) anónimo(a)

      Muito obrigado pelo seu comentário e fico feliz por ter encontrado aqui o retrato do tutor da tutor sua tia-trisavó. Uma das razões que me levou a reproduzir muitos dos retratos destes álbuns familiares, é por sentirem que pertencem não só à família, como também a comunidade. Muitas pessoas tem encontrado aqui fotografias desconhecidas de antepassados ou de outras pessoas ligadas à história dos seus familiares e acredite que isso me deixa feliz.

      Um grande abraço

      Eliminar
  4. Não sei se é o mesmo , veio me parar á mão uma carta datada de 25-3-1920, escrita a mão pelo senhor da comarca de Vouzela, onde é referido algumas vezes esse nome Abílio Maia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário. É muito provável que seja a mesma pessoa. Abílio Augusto da Maia e Costa foi uma personalidade importante em Vouzela. Um abraço

      Eliminar