Não tenho espaço em casa. Todos os centímetros estão tomados com móveis, registos, gravuras, cruzes, faianças e imagens, mas como diria um coleccionador francês, uma boa peça encontra sempre o seu lugar na nossa casa e talvez levado por essa máxima, ou talvez porque sou tolo, comprei por um preço bastante em conta este bule da Vista Alegre, datado entre 1870-1880, década que se costuma designar pelo 4º período de produção. Nestes anos, na Fábrica da Vista Alegre, encontrava-se o artista Joaquim José de Oliveira, aluno de Fortier e Rousseau, que manteve o esplêndido nível de pintura dos seus mestres.
A marca datada entre 1870-1880 |
Além da decoração floral muito delicada, o que chama mais atenção neste bule, são as grandes dimensões. É uma peça para servir chá a muita gente!!
O formato é já bem nosso conhecido. A Fábrica de Ílhavo usou formato de bule polilobado durante décadas a fio, com decorações variadas ou simplesmente todo branco.
O Açucareiro que eu pensava pertencer ao mesmo serviço |
Quando comprei este bule, julgava que era do mesmo serviço de um açucareiro, mais ou menos também deste período, que já mostrei aqui. Mas não. A Vista Alegre fez imensas variantes deste motivo floral. A olho nu, já contei umas seis variantes deste motivo das florzinhas.
Detalhe do bule com as características florinhas. |
Já aqui o escrevi e não me canso de o repetir. Mas este tipo de decoração é a meu ver, das mais felizes da fábrica. Nela, os pintores respeitam a brancura da porcelana, a pincelada é suave e as flores extremamente delicadas.
Para escrever este post usei as informações contidas no catálogo Exposição Vista Alegre: porcelana portuguesa: testemunho de história. Lisboa: Estar Editora, 1998
Outra vista do bule |
Ola Luis, é muito lindo o Bule, tenho me cruzado com alguns deste tamanho "gigante" como lhes costumo chamar, mas sempre todos brancos e são de facto Grandes. Não é uma peça que consiga arrumar em qualquer cantinho mas tenho a certeza que vai arranjar o sitio que esperou por ele todo este tempo.
ResponderEliminarUm abraço Luis e obrigado por partilhar connosco esta belissima peça.
Marília Marques
Olá Luís , lindo o seu bule .Espero que tenha arranjado um "cantinho airoso " para o colocar e contemplar.
ResponderEliminarAb
Quina
Acho que fez muito bem em comprar este bule, Luís,com uma daquelas decorações encantadoras de florinhas e dourados da V.A. azul.
ResponderEliminarEmbora possa ser um pouco diferente das outras peças que tem, ficam sempre muito bem em conjunto e o tamanho até é muito bom para servir.
Tenho em branco de três tamanhos e o maior deve ser do tamanho deste (cerca de 1,5l). Está como novo, geralmente não o uso porque procuro sempre preservar as peças mais antigas. No entanto, estou a pensar seriamente em o começar a utilizar porque de cada vez que sirvo chá com a família reunida, e não é muito grande, ou a amigos(as) tenho que encher o bule mais do que um vez e com este já não seria necessário...
Mas chega de conversa fiada :)
Gostei muito da sua compra!
Abraços
Lindo! Lindo! Lindo! Tolo você seria de não comprá-lo, isso sim!
ResponderEliminarAdorei o formato do bule, seu desenho engraçado. Mesmo que a pintura dele não seka exatamente igual a do açucareiro, fazem um par lindo.
Parabéns por sua ótima compra.
abraços
Fábio
Ainda que não pertençam ao mesmo conjunto, é uma peça por demais bonita para se deixar sobre a banca, sobretudo ao preço que pediam por ela!
ResponderEliminarSe não a tivesses tu comprado já sabes quem o faria ... lol
Manel
Caro Luís
ResponderEliminarO bule é lindo! Eu também não lhe resistiria!
Não é igual ao açucareiro,mas não ficam nada mal, uns ao lado do outro.
Quando abri o seu "Velharias" e deparei com o bule que nos mostra,reconheci-lhe parecenças com um que comprei, há uns tempos juntamente com um açucareiro e leiteira. Fui buscá-lo, para junto do computador, aumentei a fotografia e não há dúvidas, trata-se do mesmo modelo; até os pormenores dourados em cima do bico,lá estão! As minhas peças não estão marcadas, e têm uma decoração diferente do habitual. Mas, assim de repente diria que há fortes possibilidades de serem da VA.
Vou mostrá-las amanhã.
Abraços
Maria Paula
Maria Paula
ResponderEliminarNem sempre a Vista Alegre marcou as peças, mas há sempre um certo ar de família, que torna a fácil a identificação das que não estão marcadas. já aqui escrevi muitas vezes que a VA foi uma fábrica conservadora, que usou durante muitos anos os mesmos moldes e variantes da mesma decoração.
Por vezes as peças mais antigas, que não estão marcadas, confundem-se com a porcelana de Paris. É uma semelhança que descobri há pouco tempo.
Faz muito bem em mostrar as suas peças. Assim esquece-se da porcaria das avaliações, objectivos e evidências
Abraços
Caros amigos
ResponderEliminarLá consegui encaixar o bule numa livreira antiga, que me serve de louceiro. Não me perguntem como. Mas está rodeada de peças da mesma família, todas da da VA, decoradas com variantes deste motivo das florinhas e datadas mais ou menos entre 1860-1910.
Hoje só a Maria Paula teve direito a resposta própria, porque fez anos há uns dias. Os outros que me desculpem, mas o tempo não dá para tudo, embora tenha sempre imenso gosto na leitura dos vossos comentários
Abraços