sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Velharias do Luís faz dois anos


Em 30 de Setembro de 2009, iniciei este blog com a ideia de sistematizar conhecimentos de faiança, gravura e outras antiguidades, mas também porque precisava de qualquer projecto pessoal, que me distraísse da estagnação profissional em que me encontrava. Tinha muita experiência como webmaster, uma larguíssima prática de navegação em sites culturais e apetecia-me aplicar à minha maneira, esses conhecimentos, sem me submeter a directivas oficiais, ou ter que redigir textos em oficialês, língua obscura, usada na administração pública, que o Diário da República é o expoente máximo. Queria ter o meu site pessoal na Internet, sem artifícios gráficos, com uma imagem limpa e simples, que pusesse em evidência os textos e as imagens.


Comecei aos poucos, mas sem acreditar muito que alguém fosse ler os textos. Normalmente, os assuntos que me interessam não estão propriamente na moda, mas logo de início tive o Manuel a ler-me e a comentar-me, apesar de me ver pessoalmente quase todos os dias. Aliás, os dois comunicamos muito bem pela escrita. Depois, passado uma ou duas semanas, com surpresa tive o primeiro seguidor, depois um segundo, um terceiro e depois veio a Maria Isabel, a Maria Paula, a Maria Andrade, a Marília, a Idanhense, as seguidoras misteriosas, o C e o Joaquim, sem esquecer as gentes de Outeiro Seco, com as quais fiz coisas gírissimas. O Humberto descobriu documentos e fotografias inéditas do Solar dos Montalvões e com o Altino Rio participei com três textos do blog Velharias no livro Outeiro das Lembranças, publicado por sua iniciativa. Aliás, a par da faiança, porcelana e gravura e o mobiliário, as memórias familiares foram outras das “velharias” que fui tratando ao longo deste blog. Conhecer a história familiar é uma forma de conhecer quem somos e depois os objectos de porcelana, as estampas o mobiliário, trazem-nos lembranças de tios e avós, que nos deixaram há muito e levam-nos a pesquisar histórias com mais de 100 ou duzentos anos para percebermos melhor esses objectos.

Acompanhado da comitiva, o autor das Velharias visita oficialmente a bonita casa de um seguidor
Outro aspecto muito interessante destes dois anos foi o eco e o diálogo estabelecido com amigos brasileiros. Nomeio claro o Fábio, mas também os outros amigos, que me enviaram peças estupendas de faiança Miragaia e de Sto. António do Vale da Piedade, que estão no alto de casas antigas perdidas no Brasil. Também deste País, conheci gente com a qual partilhei conhecimentos de gravura.

Sei também que tenho seguidores silenciosos, gente que me lê e não comenta. Uns são antigos colegas de faculdade, ourtos primos e outros não conheço de todo.


O autor das Velharias sorri em agradecimento aos seguidores que tiveram pachorra para o ler
Enfim, parece que ganhei um Óscar por causa dos milhões de visitantes recebidos e tenho que agradecer à mãezinha e ao cabeleireiro, passando pelo produtor. Na verdade, não tenho milhões de visitantes e este blog tem um público reduzido, mas não queria deixar de expressar o meu reconhecimento à tertúlia virtual que ao longo destes dois anos me proporcionaram os meus seguidores e que tem sido um jogo de espírito muitíssimo estimulante.

20 comentários:

  1. Caro Luís,
    Já lhe disse como o seu blogue tem sido uma inspiração para mim e como é uma constante fonte de conhecimentos, sobretudo ao longo do último ano em que o acompanhei mais de perto. O que penso que ainda não lhe disse é como admiro a forma despretensiosa e bem humorada como trata os assuntos, como consegue falar de coisas sérias a brincar e este seu post é mais um belo exemplo disso.
    Adorei as fotografias: a primeira uma verdadeira fotografia artística, com um enquadramento belíssimo, que penso ser da sua autoria já que mostra um pouco do interior da sua casa; a última o deslumbramento da paisagem do Douro (é, não é?) com a sua simpática figura muito bem enquadrada. Na do meio, com um belo interior que já tinha visto num blogue amigo, mostra-nos as suas obras maiores…
    Muitos parabéns e continue a deliciar-nos com os seus magníficos posts, com que conto mais ou menos bi-semanalmente…
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís

    Embora só fotograficamente, muito prazer em conhecê-lo, a si e aos seus filhos. O filho está quase da altura do pai e, não sei porquê, imaginava a sua filha, mais velha. São uma família linda.

    Bom. Agora, um grande abraço de parabéns pelo segundo aniversário do seu blog, que eu descobri numa qualquer tarde de sábado ou de domingo, quando pesquisava sobre a Vista Alegre e dei de caras, com um post seu dedicado a uma peça com as florinhas da VA que tanto gosta.
    Não mais parei de o ler e, pouco a pouco fui-me atrevendo a comentar. Sempre aqui fui recebida de braços abertos, e penso que tenho a grande falha de nunca lho ter agradecido. Faço-o agora.

    Não posso deixar ainda de referir, o quanto tenho aprendido consigo. Os seus posts, para além do rigor e da diversidade da informação, são leves, com notas de humor, o que a mim pessoalmente, predispõe para a leitura.
    Mais uma vez parabéns e que continue por muito tempo a presentear-nos com a sua escrita, sobre as velharias de que tanto gostamos.
    Um grande abraço

    PS: A primeira fotografia está muito bem conseguida. Ando há que tempos a tentar uma idêntica, cá em casa, mas não tem resultado.

    ResponderEliminar
  3. Querido Luis,
    PARABÉNS por estes 2 anos de blog! Não me lembro mais exatamente quando comecei a acompanhá-lo, mas parece já tanto tempo, que me sinto parte desta história, da mesma forma que você e todos os amigos portugueses que me acompanham lá no Porcelana Brasil são também já parte da minha história.
    Nunca tive tantos amigos portugueses, e tudo começou por "culpa" sua! E só posso lhe agradecer e lhe desejar muitos anos mais de blog!!
    ADOREI a foto que você usou para abrir o post, pois faz uma referência ao blog como um espelho de suas ideias e paixões, espelho de sua coleção e preferências, enfim, o blog como espelho de você mesmo!
    abraços infinitos,
    Fábio

    ResponderEliminar
  4. Olá Luís
    Parabéns.Passaram-se já 2 anos...o tempo voa!
    Podia dizer muita coisa...um hábito meu, perder-me, partir em várias direções para me encontrar no fim( no seu dizer sou como uma igreja barroca).
    Confesso, será sempre o meu primeiro amigo virtual que tive o privilégio de conhecer pessoalmente e que jamais por esse facto o esquecerei. Consigo revivi os sonhos perdidos de Outeiro Seco e com o seu amigo Manel aprendi também bastante.Aqui conheci a sua família, até o brasão soubemos o paradeiro e a história hilariante da grua para o por dentro de casa...falou dos seus lindos filhos, dos castanheiros de Vinhais,dos pastéis da Mimi,da sua querida mãe,da doçura que fala dela e da imagem que luta para preservar no seu coração,das suas aventuras nos contentores na procura de azulejos pombalinos,da amostra do seu Museu, a sua casa, ricamente bem decorada, do raspador? que tinha deixado na casa da sua ex...e foi busca-lo por conversa que aqui se travou à laia de artefatos do neolítico...e de...um infinito de assuntos sem esquecer as faianças e os seus adorados Registos de Santos ou Verónicas.

    Gosto francamente de ver as boinas nos homens com pouco cabelo, conferem personalidade, e que bem lhe fica!

    As fotos? Soberbas
    Os filhotes? De arrasar e que lindos na sala na foto de família.

    Continue a deleitar os seus seguidores!
    Aprecio homens com a sua sensibilidade, talento e inteligencia.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Maria Paula.

    Muito obrigado. A primeira foto do interior da minha casa é apenas uma imagem conseguida de muitas tentastivas falhadas, em que fotografei espelhos da minha casa. Sempre gostei desta fotografia, mas não sabia como a usar, porque o espelhinho em si é uma coisa ordinária, uma pequena bandeja que transformei em espelho, mas gostei do reflexo.

    As suas palavras são muito simpáticas.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Caro Fábio

    Tinha esta bonita imagem do espelho há muito tempo arquivada, sem saber como a usar, porque o espelho é ordinário, reflecte demasiadas coisas e não servia para ilustrar um tema em particular.

    Para o post de hoje, pensei inicia-lo com uma fotografia minha, pois queria uma coisa mais pessoal, mas depois decidi que era muita vaidade e achei mais subtil a ideia do espelho, reflexo da alma e fui buscar esta imagem ao arquivo.

    Através de si, passei a conhecer um pouco melhor o Brasil e espero conhece-lo brevemente aqui em Lisboa.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Maria Andrade

    É muito simpática.

    O humor é uma forma de desafiar a adversidade e na minha opinião pessoal os ditos temas sérios devem conter sempre uma nota de humor. Sempre me aborreceu aquela mania portuguesa de que só o que é chato é de boa qualidade.

    A primeira foto é do interior da minha casa e fez parte de uma série de tentativas, nque foram quase todas apagadas.

    A segunda foi tirada na casa do Joaquim, o nosso amigo de Vilartão, que nos recebeu com aquela generosidade nortenha que já é quase proverbial.

    A terceira foi tirada nas margens do Tejo, nas Portas de Ródão, que é aquele sítio onde acaba o norte e começa o Sul.

    Abraços e mais uma vez obrigado

    ResponderEliminar
  8. A Maria Isabel foi uma peça chave neste blog, que me encorajou na fase inicial. Quando comecei o blog estava numa fase chata da minha vida, perto de uma crise de auto confiança e os seus comentários meio loucos, onde fazia da noite uma alvorada e se perdia para se encontrar, como no poema da Florbela Espanca, foram sempre supreendentes e um grande encorajamento.

    Adoro boinas e chapeus.

    Beijos e mais uma vez obrigado

    ResponderEliminar
  9. Caro Luis,

    Chego com atraso...mas em tempo de dar os Parabéns pelo blog, pela persistência, por ser tão organizado com as imagens e com as palavras.

    Enfim parabéns por manter este blog, que descobri pesquisando imagens no google.

    O primeiro post que li foi sobre os azulejos nos contentores do lixo, eu também achei uns pedacinhos (risos), engraçado que alguns anos antes em remexi quase que umas 3 toneladas de terra que estava num quintal (com uns pedaços de azulejos) encontrei alguns pedaços interessantes, nunca pensava que alguem gostasse tanto de azulejos assim, até então pensava só eu ter este gosto tão vincado pelos azulejos.

    O que encontrei num contentor de obras, foi uma pedra que pensava ser uma cantaria (outra paixão) e que resolvi tirar a pulso do contentor...nunca imaginava o peso daquilo, mas depois de pegar já não conseguia nem por no carro...nem por de volta no contentor ou mesmo deixar cair no chão se me magoar (risos) mas lá consegui por no carro (risos) afinal era uma lance de escada, está aqui em casa. Passado algum tempo comprei uma antiga cantaria (que se vende ao metro e que o preço é bem salgado), mas instalei a dita cantaria dentro de casa.

    Enfim isto das velharias...e das histórias é mesmo uma paixão que cresce dentro de nós.

    Parabéns e bom fim semana

    ResponderEliminar
  10. Caro Zé Oliveira

    Partilho consigo o gosto pelos contentores das obras. Julgo até que farejo os azulejos. Só não levo mais coisas para casa, porque não preciso nem tenho espaço para nada.

    Mas já vi neles peças e peças de tijoleira antiga, cantarias, portas e portadas em madeira antiga e claro azulejos e até pedaços de frescos pintados à maneira do Pillement.

    Quando o meu amigo Manel andou a montar casa no Alentejo, apanhamos dos contentores das obras um belo bidé em forma de 8, muitas portadas e portas, algumas delas, muito bonitas que um dia lhe pedirei para mostrar no blog, quando ele acabar de as restaurar e ainda placas de mármores de antigos lavatórios e mesas de cabeceira.

    Enfim, um dia destes despeço-me da função Pública e vou andar ao lixo.

    Porque não mostra essa cantaria que apanhou no seu blog?

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Ola Luis, eu não acredito que tenha perdido o meu post! Escrevi ontem de madrugada e não o estou a ver aqui pelo que deve ter ido para o espaço... :-( Tou triste, agora não consigo escrever nada de parecido!!!

    Bem aqui ficam os meus parabens e o meu muito obrigado por estar sempre desse lado assim como a "tertulia" habitual, não imaginam como me ajudaram em dias menos bons...daqueles dias em que não queria ver nada nem ninguem...voces eram as minhas unicas companhias e estiveram sempre lá, mesmo sem saber!

    Aprendi imenso com o seu Blog e conheci muita gente, tem sido uma partilha muito salutar e espero continuar a fazer parte desta tertulia por muito mais tempo.

    Gostei das fotos todas, mas em especial a foto de familia, obrigado por partilha-la connosco.

    Um abraço muito apertado

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  12. Olá Luís,

    Chegamos hoje de Vilartão e atrasado li o seu post. Foi um prazer, mais uma vez, ler o seu post de aniversário.
    É sempre o Luís de sempre... surpreendente, criativo e que acima de tudo consegue realizar sonhos e a tanta gente generosamente partilhar a sua obra.

    Um grande abraço
    Ângela e Joaquim

    ResponderEliminar
  13. Joaquim

    Ainda hoje estive a falar ao meu pai da obra que o Joaquim fez em Vilartão.

    Um grande abraço para si e a Ângela

    ResponderEliminar
  14. Cara Marília

    Muito obrigado. Gosto de contar com os seus comentários e então quando está em causa Loiça de Sacavém, são sempre certeiros e conhecedores.

    julgo que ao contrário dos chats, messenger e sites de convívio, isto é, de engate, os blogs são uma forma gratificante de usar a net. Afirmo isto sem moralismo, pois também já usei e abusei dos primeiros.

    Nos blogs lemos, aprendemos e fazemos amizades peculiares baseadas nos interesses comuns, como as velharias, a arte, natureza ou a história

    Abraços

    ResponderEliminar
  15. Isto de ficar final de semana fora dá nisto ... venho em último!
    Como é possível que perfaça já 2 anos!
    O tempo corre rápido efectivamente!
    O que teve início como tarefa de escape tornou-se em algo muito positivo e cheio de ramificações, com uma quantidade de contactos que por aqui fizeste.
    Inicialmente pensavas que ninguém se interessaria pelo que escreverias ... olha agora!
    E eu que já devo ter esgotado toda a minha cota de comentários, pois por vezes estes são tão extensos que a Google não me deixa enviá-los ... lá vou eu fazer corte e costura até que me caiba no espaço que me é concedido!
    Só eu!
    Bastas vezes a comunicação escrita é-me mais fácil que a oral, onde o peso daquilo que se diz é distorcido pelo "peso" que as palavras possuem devido ao seu "abuso".
    Mas tem-me sido igualmente um espaço de prazer.
    Inicialmente, como sou "macaco de imitação", ainda pensei seguir-te e fazer um blog de velharias, mas destinado ao mobiliário, que possuo em demasia, confesso, e ao seu restauro(porque afinal passam-me muitas peças pela mão), mas por sorte não o fiz .
    Não faz sentido e aprecio algo mais eclético como este teu.
    Os blogs de temática diversificada, de cariz universalizante, são mais aliciantes e úteis, onde a componente pessoal (que constitui tema muito difícil para mim, pois posso falar sobre mim noutros blogs, mas nunca num em que seja o "motor"), faz o contrapeso e dá o lado humano mais sensível a temas mais áridos como os técnicos e mais específicos, únicos em que eu estaria mais "à vontade".
    E vou lendo com muito prazer o que tu vais escrevendo, pelo cuidado que colocas nas pesquisas e na qualidade das fontes, além de um discurso tranquilo, claro e mais prático sem aqueles "chavões" e linguagem arrevesada que alguns "intelectuais escrevinhadores" confundem com cultura e saber.
    Também não fazes algo que me incomoda de sobremaneira: a descrição de algo de que se apresenta uma fotografia ao lado ... fico irritadíssimo! Então uma fotografia não vale por muitas palavras?
    As redundâncias servem a quem nada tem para dizer, mas que à viva força insiste em encher "o chouriço".
    Os meus parabéns, espero continuar a ler-te por muitos e bons anos e, claro ... a comentar!
    Manel

    ResponderEliminar
  16. Manel

    Um dos grandes benefícios deste blog foi ter retomado o contacto escrito contigo.

    Sempre me encantei com o que tu escreves

    ResponderEliminar
  17. Olá Luís!

    Parabéns pelo aniversário do seu blog.
    Diariamente (quase) estou aqui pq aprendo sempre com os temas dos seus posts.
    cmps
    leonor moreira

    ResponderEliminar
  18. cara Leonor

    Fico sempre contente quando me afirmam que o que escrevo é útil para as pessoas.

    Por outro lado, os comentários recebidos de gentes ligadas a Outeiro Seco são sempre especiais.

    Obrigado e abraços

    ResponderEliminar
  19. Olá Luís, o meu nome é João Barbosa, sou caboverdiano, vivo aqui em cabo verde, gostei imenso da sua casa, eu estava a ver o programa da Querida Julia fiquei impressionado com a sua forma de coleccionar coisas é muito giro, parabens olha podemos ser amigos no Facebook que é João Barbosa Barbosa.
    tchau....... continuas

    ResponderEliminar
  20. Olá João Barbosa

    Fico muito contente por saber que o meu blog despertou interesse em Cabo Verde e espero contar consigo mais vezes neste blog.

    Praticamente não uso o Facebook, mas cada vez que o João aqui quiser vir e deixar comentários será muito bem vindo.

    Um abraço

    ResponderEliminar